«

»

Jul 31

Vedett Extra White

Bélgica – Vedett Extra White: cerveja importada da Bélgica de coloração amarela clara turva, com espuma densa e cremosa. Esta cerveja belga apresenta um aroma frutado, com notas de laranja e limão siciliano. Paladar seco e extremamente refrescante. Uma curiosidade é que você pode enviar uma foto e ter mil garrafas impressas com ela Infelizmente, apenas na Inglaterra você pode encomendar um pack de suas “próprias” Vedetts.

 

31.09.15

 

 

Um pouco de história:

A história começou no dia 12 de setembro de 1871 quando Jan-Léonard Moortgat, descendente de uma família de cervejeiros, juntamente com a mulher, Maria Hendrika De Block, construiu a cervejaria Moortgat no centro de Breendonck, uma pequena aldeia flamenca ao norte da cidade de Bruxelas. Era uma cervejaria familiar com a produção vendida somente no mercado local. Com perseverança ele conseguiu construir uma clientela fiel para suas cervejas de alta fermentação, conhecidas como ALE. Quase na virada do século, seus filhos, Albert e Victor, assumiram os negócios. Albert virou o mestre-cervejeiro e Victor distribuía os produtos, utilizando para isso uma modesta charrete. Como muitas empresas, as cervejarias belgas sofreram nesse período. Os alemães confiscaram os tanques de cobre e os cavalos das cervejarias. Como não conseguiam comprar malte, era quase impossível produzir cerveja.

Duvel_Moortgat

 

A história da cervejaria começou a mudar no ano de 1918 quando Albert viajou para a Escócia com o objetivo de obter uma amostra da levedura da cerveja McEwan’s, que seria empregada na produção de uma nova cerveja semelhante às inglesas, que eram muito populares nesta época entre os belgas. A nova cerveja foi lançada no mercado e recebeu inicialmente o nome deVictory Ale (em português “a Ale da vitória”) para celebrar o final da Primeira Guerra Mundial. A cerveja era diferente de tudo que era servido na Bélgica e sua produção inicial era bastante limitada. Segundo a cervejaria, foi Van De Wouwer, um sapateiro e amigo de Albert, que descreveu a cerveja como um verdadeiro diabo (“nen echten Duvel”, que em português significa algo como “que diabo de cerveja”), isto porque sua graduação alcoólica era extremamente alta, aproximadamente 8.5%. Deste fato, surgiu em 1923 o nome para a cerveja que passaria a ser conhecida como DUVEL, que em idioma flamenco significa diabo.

 

duvel_20130720_017

Cervejaria Duvel Moortgat – Bélgica

 

Em 1966, a cervejaria fechou um contrato com a tradicional Carlsberg para produzir e engarrafar a cerveja Tuborg. Esse contrato foi o primeiro passo para a cervejaria crescer e investir no sucesso internacional da DUVEL, que antes era conhecida apenas regionalmente.

 

duvel 2

Na década de 1980 a cerveja foi introduzida no mercado americano e nos anos seguintes conquistou vários mercados internacionais. A partir de 2000, teve início uma forte internacionalização da marca com a exportação da DUVEL para países como França e Reino Unido.

duvel 3

Atualmente a DUVEL é exportada para mais de 60 países, sendo a marca mais importante do grupo cervejeiro Duvel Moortgat. A produção anual da DUVEL é de superior a 265.000 hectolitros. Hoje em dia a DUVEL pode ser encontrada em garrafas de 330 ml e 750 ml, além da Magnum, (garrafa de 1.5 litros) e Jeroboam (garrafa de 3 litros), vendidas sazonalmente.

Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2009/09/duvel.html

 

 

Cervejaria: Duvel Moortgat
País de Origem: Bélgica
Grupo da Cerveja: Belgian & French Ale
Estilo da Cerveja: Witbier
Cor: Amarelo-palha
Graduação Alcoólica: 4,7%
Temperatura ideal para consumo: 4-5 °C
Copo ideal: Tulipa, Tumbler
Harmonização: Os atributos cítricos e de acidez do produto pedem pratos da culinária oriental, principalmente os que vão gengibre e alho. Da culinária japonesa, voltamos ao clássico sushi, já imaginando o encontro agridoce do arroz, do vinagre, do malte, do coentro e do gengibre preservado. Da culinária tailandesa, o preparo definitivo para essa cerveja, uma iguaria chamada Kratong Tong, que são casquinhas fritas de massa feita com leite de coco e farinha com recheio de curry, camarão, frango, vegetais e folha de coentro.

 

www.duvel.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *