«

»

Fev 01

Hofbräu Münchner Weisse

Alemanha – Hofbräu Münchner Weisse: Deliciosamente frisante e refrescante, com excelente acidez e sabor frutado e condimentado. É perfeita para acompanhar sushis, frutos do mar, salsichão branco grelhado, saladas e pratos da culinária tailandesa. A levedura presente na garrafa deve ser servida junto com a cerveja para garantir sua turbidez típica.

 

01.02.14

 

Um pouco de história:

A história da Hofbräuhaus começa em 1589 quando o Duque Duque William V da Baviera resolveu fabricar a sua própria cerveja para não ter que pagar os altos preços da bebida que era comprada em Einbeck, na Baixa Saxônia. Assim foi fundada a Hofbräuhaus que, em alemão, significa“cervejaria da corte”. A cerveja ficou restrita `a nobreza até 1828, ano que a cervejaria foi aberta ao público. Dizem teve festa dia e noite em Munique para comemorar a inauguração. Em 1897 o edifício foi refeito quando foi movido para o subúrbio da cidade. Na Segunda Guerra Mundial toda a estrutura da cervejaria foi destruída num bombardeio, porém foi reconstruída em 1958.

Cervejaria Hofbräuhaus em Munique na Alemanha

Durante todos esses séculos a cervejaria colecionou história incríveis. Dizem que durante a Guerra dos 30 anos, o exército sueco, que estava prestes a atacar a Alemanha, foi silenciado com 60 mil litros da cerveja, poupando o lugar. Dizem também que o grande incêndio de 1823 foi apagado graças a litros de cerveja, já que a água estava toda congelada por causa das baixas temperaturas.

A cervejaria manteve todo o clima e decoração da época.

A cervejaria abre de segunda a segunda, e em alta temporada chegam a circular mais de 30.000 visitantes por dia. Se você for no verão, tenha paciência para conseguir o seu lugar . Uma dica, toda vez que se encher na fila, olhe a placa que está na entrada, nela está escrito: “sede é pior do que vontade de voltar para casa”.

As mesas são todas coletivas, com enormes bancos que fazem com que as pessoas
desconhecidas se misturem e bebam juntas.

A Hofbräuhaus é a maior choperia/restaurante do mundo, localizada em Munique, que recebe 1,2 milhões de visitantes por ano e onde são servidos aproximadamente 5 mil litros de chope – de baixa fermentação, sabor refrescante e amargor típico – por dia.

.

Curiosidades:

Em 24 de fevereiro de 1920, foi realizado na cervejaria Hofbräuhaus o primeiro evento político importante do Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP). Nesse dia, Hitler apresentou o “Programa de 25 pontos” do Partido. Tal programa foi aprovado por uma audiência de 2.000 pessoas (segundo descrição contida em Mein Kampf). Em 8 de agosto do mesmo ano, o DAP passou a se chamar Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mantendo o mesmo programa.

Discurso do Führer na cervejaria Hofbräuhaus

A cervejaria também teve importantíssimos clientes, muitos deles assíduos, como Mozart, a Impreratriz Sissi de Viena e até Lenin, que chegou a escrever em suas memórias que se lembrava “com carinho da Hofbräuhaus, onde a boa cerveja atenua as diferenças de classe”.

 

 

Cervejaria: Hofbräu
País de Origem: Alemanha
Grupo da Cerveja: German Wheat & Rye Beer
Estilo da Cerveja: Weizen – Weissbier
Cor: Dourado
Graduação Alcoólica: 5,1%
Temperatura ideal para consumo: de 5 a 7° C
Copo ideal: Weizen
Harmonização: Ceasar salad, frango assado, lombo defumado, salsicha e linguiça de porco, arroz e feijão, comida mexicana e chinesa, camarão frito, caranguejo, atum, truta, peixe frito, lagosta, torta de limão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *