«

»

Nov 28

Cervejas artesanais estão cada vez mais presentes no Brasil

Brasil está entre os três maiores fabricantes de cerveja do mundo, com um volume anual de cerca de 13,4 bilhões de litros

Cerveja

 

O paladar dos brasileiros está cada vez mais aberto às cervejas artesanais, é o que mostra o Mondial de La Bière, festival mundial de cerveja cuja primeira edição na América Latina teve início nesta quinta-feira e acontece até domingo na Praça Onze, no centro do Rio de Janeiro.

Com 650 rótulos à disposição, o público carioca se mostrou cada vez mais envolvido no universo das cervejas especiais. É o caso do visitante Victor Zim, engenheiro de alimentos que abriu sua própria cervejaria.

‘As cervejarias estão sempre trazendo produtos novos para os eventos de degustação, e o público está buscando se informar mais sobre o assunto’, disse Zim.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o Brasil está entre os três maiores fabricantes de cerveja do mundo, com um volume anual de cerca de 13,4 bilhões de litros. As vendas do setor cresceram 54% entre as cervejas comuns e 79% entre as artesanais de 2008 a 2011.

De acordo com a organização do festival, no Brasil existem hoje pelo menos 200 microcervejarias registradas. No ano passado, 31 novos produtores solicitaram registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o maior número dos últimos 30 anos.

Apesar do crescimento expressivo, o objetivo das microcervejarias não é se popularizar e competir com as grandes marcas.

‘As grandes cervejarias são como bancos que esperam apenas o retorno financeiro. Para as microcervejarias, o que está em jogo é o trabalho do artista. São cervejas com propósitos diferentes’, disse Samuel Cavalcanti, um dos sócios da cervejaria Bodebrown, que teve uma de suas ‘criações’ premiadas na edição canadense do Mondial de La Bière.

 

Fonte: EXAME.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *