«

»

Dez 14

Pauwel Kwak

Bélgica – Pauwel Kwak: Cerveja de cor âmbar luminosa e um colarinho cremoso e denso. É feita com três tipos de cevada e açúcar mascavo. Seu sabor é frutuoso com toques de “nougat” e alcaçuz, com um final que lembra banana caramelizada. A amargura permanece sempre no fundo, mas de forma delicada. Este é um dos clássicos estilos de Cerveja, embora muito limitado à Bélgica. Pelo teor alcoólico, são muitas vezes confundidas com as Tripel e vice-versa.

 

14.12.14

Um pouco de história:

A primeira tem sua história iniciada no século XVIII. Pauwel Kwak era cervejeiro e proprietário de um estabelecimento em Dendermonde, no interior da Bélgica, onde muitas carruagens faziam suas paradas para descanso e refeições.

Observando que os cocheiros não tinham autorização para deixar charretes e cavalos sozinhos e, por isso, não matavam sua sede, Pauwel Kwak desenvolveu um copo especial que pudesse ser carregado nas charretes e que possibilitasse o consumo de cerveja pelos cocheiros.

kwak

 Copo e o suporte desenvolvidos por Pauwel Kwak – Detalhe do encaixe na carruagem

A cervejaria Bosteels preservou a história e recriou o copo para sua cerveja. Didaticamente o copo da cerveja é classificado como um Yard (jarda em português), uma unidade de medida de distância que corresponde a praticamente 1 metro. Lembra dos copos de chope em metro? Na inglaterra tem os Yard Ale, ou jarda de Ale. O copo da Pauwel Kwak somente tem medidas menos exageradas que os tradicionias Yards. O copo de vidro ainda tem um suporte de madeira, igual ao suporte das carruagens. Existem ainda versões de suporte que podem receber dois ou quatro copos da Kwak.

bosteelsCervejaria Brouwerij Bosteels – Bélgica

A fábrica Belga em Buggenhout, criada pela família Bosteels que já produz cerveja há 7 gerações, mais de 200 anos de cervejas únicas e tradição antiga.
Seu antepassado Evarist Bosteels, fundou a Cervejeira em 1791, depois disso veio o Jozef que teve 3 filhos, Frans, eleito presidente de Buggenhout durante 13 anos, Martin e Ludewik que se mestraram cervejeiros. Leon Bosteels, filho de Martin tomou mais tarde posse e em 1938 Antoine Bosteels , filho de Leon deu seguimento à dinastia. Durante 50 anos de posse, construiu a Bosteels Pils, que começou a vender para fora de Dendermonde área de Gent, Antuérpia e Bruxelas.

ivo-and-antoine-bosteelsAtualmente a cervejaria é dirigida pelo Ivo Bosteels (6ª geração) e seu filho Antoine.

A cervejaria Brouwerij Bosteels ainda produz as famosas cervejas Tripel Karmeliet e DeuS.

 

Cervejaria: Brouwerij Bosteels
País de Origem: Bélgica
Grupo da Cerveja: Beligan Strong Ale
Estilo da Cerveja: Belgian Golden Strong Ale
Cor: Âmbar
Graduação Alcoólica: 8,1%
Temperatura ideal para consumo: 4-8 °C
Copo ideal: Globlet, Boleke, Tulip, Trapist
Harmonização: Patês e Terrines, acarajé, minas, brie/camembert, gouda, prato, gruyère, roquefort, gorgonzola, pato, codorna, peru, faisão, chester, massa com molho de tomate, molho branco, ao pesto, lasanha, canelone, carneiro, bife de carne bovina, rosbife, capivara, comida chinesa, risoto, bacalhau, caranguejo, caviar, atum, salmão, truta, peixe frito, moqueca baiana e capixaba, lagosta, lula, sardinha, petit gateau e torta de chocolate.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *