«

»

Dez 13

Delirium Tremens

Bélgica – Delirium Tremens: Produzida pela cervejaria Huyghe, sua produção começou “apenas” em 1989. É uma cerveja triplamente fermentada sendo que a última fermentação ocorre na própria garrafa. Apresenta uma coloração entre o dourado e o âmbar. Seu aroma é frutado e seu sabor é levemente lupulado, com uma presença marcante do malte. Pode ser harmonizada com pães escuros e queijos.

 

13.12.12

Um pouco de história:

Em 1654 , já havia atividade de fabricação de cerveja na “Appelhoek” na cidade Melle, Bélgica. Em 1906 Léon Huyghe comprou a cervejaria e a nomeu de “Brouwerij-Mouterij den Appel” . Em 1936 foi construído um novo complexo iniciado ao longo da Geraardbergsesteenweg. A sala de bebida ainda é o orgulho da cervejaria. Em 1938 o nome de “Den Appel” foi substituído por cervejaria Leon Huyghe Ltd.
Até 1985, o foco da cervejaria era a produção de cerveja pilsen. Depois de grandes investimentos em uma reforma radical na empresa é que a produção de cervejas Ales foi iniciada. A mais conhecida delas é a Delirium Tremens, uma Belgian Strong Ale que foi produzida pela primeira vez no dia 26 de dezembro de 1989. Esta cerveja é o resultado do uso de três diferentes tipos de fermento. Sua embalagem é bem diferente, sendo a garrafa branca, lembrando o aspecto de cerâmica, e no rótulo um elefante cor-de-rosa é o principal elemento. A Delirium Tremens ficou famosa no mundo cervejeiro e já foi considerada a melhor cerveja do mundo quando recebeu a medalha de ouro no World Beer Champioship em Chicago no ano de 1998. Com séculos de tradição, os produtos desta cervejaria são trazidos exclusivamente pela Buenabeer.

 

Curiosidades:

O delirium tremens – do latim, “loucura tremor” – é uma psicose causada pela abstinência ou suspensão do uso de drogas ou medicamentos freqüentemente associada ao alcoolismo. Como dentro do estado de delirium da abstinência alcoólica são comuns os tremores intensos, convulsões e até mesmo delírios, o nome da doença ficou conhecida como Delirium Tremens. Na Bélgica, há relatos de pessoas que vivenciaram a delirium tremens e tiveram delírios de vários bichos, sendo um deles o elefante cor de rosa. Daí o nome e a marca das cervejas da Família Delirium.

 

Cervejaria: Huyghe
País de Origem: Bélgica
Grupo da Cerveja: Belgian Strong Ale
Estilo da Cerveja: Belgian Golden Strong Ale
Cor: Amarelo-palha
Graduação Alcoólica: 8,5%
Temperatura ideal para consumo de: 5 a 7° C
Copo ideal: Goblet, Bolleke, Tulip, Trapist, Pokal
Harmonização: Patês e Terrines, acarajé, minas, brie/camembert, gouda, prato, gruyère, roquefort, gorgonzola, pato, codorna, peru, faisão, chester, massa com molho de tomate, molho branco, ao pesto, lasanha, canelone, carneiro, bife de carne bovina, rosbife, capivara, comida chinesa, risoto, bacalhau, caranguejo, caviar, atum, salmão, truta, peixe frito, moqueca baiana e capixaba, lagosta, lula, sardinha, petit gateau e torta de chocolate..

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *