«

»

Dez 01

Spitfire Premium Kentish Ale

Inglaterra – Spitfire Premium Kentish Ale: Uma das mais clássicas e tradicionais cervejas Ale inglesas. Uma infusão de 3 lúpulos de Kent conferem o amargor balanceado e aroma floral desta Bitter inglesa de cor âmbar escura. Apresenta notas de marmelada, uvas vermelhas e pimenta do reino. A Spitfire é a cerveja ale mais vendida no mundo pela cervejaria Shepherd Neame. Foi criada em 1990 para comemorar o 50º aniversário da Batalha da Inglaterra. Seu nome refere-se a lendária aeronave Supermarine Spitfire projetada pelo RJ Mitchell. 

 

1.12.13

Um pouco de história:

Seu nome é o mesmo do caça britânico que mais obteve vitorias nos céus da europa durante a segunda guerra mundial, o Supermarine Spitfire, cuja fama afirmou-se por sua performance nas médias e baixas altitudes, quando superou o até então principal caça alemão, o Messerschimitt BF 109.  Sua tampa traz o simbolo da RAF (Royal Air Force – Real força aérea), assim como suas cores.

O avião Supermarine Spitfire foi usado na segunda guerra para levar barris de cerveja aos homens que se encontravam nas frentes de batalha na Normandia.

Duas cervejarias britânicas doaram, durante a guerra, cerveja de graça para as tropas. Após a invasão da França, no dia D, o abastecimento das tropas aliadas com suprimentos vitais se tornou um verdadeiro problema de logística.
Se obter munição, alimento, vestuário, etc, já se tornara difícil, o que dizer de itens de segundo plano.

Foi quando os pilotos de Spitfire da RAF tiveram uma idéia. O Spitfire Mk IX era uma versão evoluída do primeiro Spitfire fabricado, com suportes sob as asas para bombas ou tanques.
Então tiveram a brilhante ideia de substituir as bombas por barris de cerveja. Além disso, se o Spitfire voasse alto o suficiente, o ar frio em altitude gelava a cerveja, tornando-a pronta para o consumo no momento da chegada.
Uma variação deste método foi um depósito de combustível de longo alcance, modificado para transportar cerveja em vez de combustível. A modificação ainda recebeu um designativo oficial “XXX”.Os serviços de propaganda foram rápidos em saber disto, o que provavelmente explica o uso do designativo do projeto oficial.

 

http://3.bp.blogspot.com/-qa2QntYNy7U/T3gYXTQvhOI/AAAAAAAAAMY/_XptP76atR0/s1600/clip_image003.jpg

 

Assim, os Spitfires equipados com os pilões portadores de barril eram frequentemente enviados de volta para a Grã-Bretanha para manutenção ou funções de ligação. Eles, então, retornavam para a Normandia com barris de cerveja cheios montados sob as asas.
Toda semana, um piloto era enviado de volta ao Reino Unido para encher alguns tanques com cerveja e voltar para o esquadrão. Qualquer pessoa que fizesse um pouso duro e perdesse o tanque seria o homem mais odiado na esquadrão por uma semana inteira.
Em seu livro “Typhoon”, o piloto Desmond Scott recorda também os tanques descartáveis Typhoon cheios de cerveja, mas lamentou que ela adquiria um gosto metálico.Técnicas menos imaginativas envolviam garrafas escondidas onde quer que o espaço poderia ser encontrado na aeronave, que incluiu as caixas de munições, compartimento de bagagem ou mesmo em partes da asa, com resultados variados.

 

http://1.bp.blogspot.com/-Orf2WYxha3I/T3gYYw7OvGI/AAAAAAAAAMo/RI1FvEXTo-Q/s1600/clip_image005.jpg

Portanto, da próxima vez que você abrir uma Shepherd Neame Spitfire, lembre-se, esta cerveja motivou pessoas a lutar para transformar o mundo num lugar melhor, embebedou sonhos de liberdade e embreagou espíritos de luta!

 

Cervejaria: Shepherd Neame
País de Origem: Inglaterra
Grupo da Cerveja: English Pale Ale
Estilo da Cerveja: Special/Best Premium Bitter
Cor: Âmbar
Graduação Alcoólica: 4,2%
Temperatura ideal para consumo: 0-4°C
Copo ideal: English Pint, Nonic, Shaker, Willybecher
Harmonização: Amendoim, castanha de caju, amêndoa, casquinha de siri, acarajé, caldo de galinha, caldo de feijão, caldo-verde, sopa de queijo, sopa de legumes, queijo frescal, minas, gouda, cheddar, prato, gruyère, roquefort, gorgonzola, salpicão, wardorf, maionese de atum e camarão, frango frito, pato, codorna, peru, faisão, chester, linguiça de frango, pizza, lombo de porco e defumado, comida mexicana, comida indiana, chinesa e japonesa, bacalhau, camarão frito, caranguejo, atum, salmão, lagosta, lula, sardinha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *