«

»

Out 31

Erdinger Pikantus

Alemanha – Erdinger Pikantus: É uma especialidade bávara para amantes de cervejas fortes. Com 7,3% de teor alcoólico, esta cerveja escura tipo Bock adquire sabor forte e completo na utilização de selecionados maltes tostados de trigo e cevada e no longo período de maturação. Mesmo com um elevado índice de álcool, ela mantém seu sabor único e se torna o exemplo perfeito de uma cerveja forte, “fácil de beber”. Ou seja, não somente no inverno, mas no ano inteiro, Erdinger Pikantus é uma boa pedida. Harmoniza com charutos e doces, além de pratos à base de caças e aves.

 

31.10.13

 

Um pouco de história:

A marca de cerveja ERDINGER tem suas origens no ano de 1886, na pequena cidade de Erding, região da Baviera no sul da Alemanha, quando Johann Kienle fundou a pequena e modesta cervejaria para produzir cerveja feita á base de trigo. A Weissbier (cerveja de trigo em alemão) tinha como característica o fato de ser produzida a partir do trigo e da cevada, diferentemente da cerveja tipo Pilsen que é feita a partir apenas da cevada. Contendo menos lúpulo, se comparada com a maioria das cervejas tipo Pilsen daquele país, a Weissbier proporciona uma sensação gustativa mais suave. Desde o início, ERDINGER era uma cerveja não pasteurizada, produzida de acordo com a Lei de Pureza de 1516 (Reinheitsgebot). Não continha aditivos químicos, corantes, conservadores ou cereais não maltados, como o milho e o arroz. Pouco depois, em 1890, a cervejaria foi vendida para a família Stadlmaier da cidade de Munique.

No ano de 1930 a cervejaria foi vendida novamente, desta vez para o grupo F.W. Otto AG, e passou a ser comandada por Franz Brombach, responsável por conduzir a tradicional cervejaria e suas iguarias etílicas feitas à base de trigo ao sucesso. Inconfundível, ERDINGER era uma cerveja híbrida, de alta e baixa fermentação, produzida com malte de trigo e cevada, de aparência naturalmente turva e sabor suave. Cinco anos depois a produção de cerveja de trigo atingia 2.500 hectolitros. A cervejaria teve seu nome alterado para ERDINGER WEISSRÄU somente no dia 27 de dezembro de 1949. No ano seguinte a produção atingia 6 mil garrafas por hora.

O famoso slogan “enimal landet jeder beim Erdinger Weissbier!” (em inglês, “enimal everyone lands with Erdinger Weissbier!”) foi introduzido em 1970 e se tornou extremamente popular, especialmente na Alemanha. No ano seguinte, outro slogan de sucesso foi lançado: “Traditional Bavarian Speciality” e o jingle “Des Erdinger Weissbier, des is hoid a Pracht” que se tornou um clássico da publicidade alemã. Em 1975, com a morte de Franz, o negócio foi assumido por seu filho, Werner Brombach, que, além de ser formado em comércio, era mestre-cervejeiro. Originalmente conhecida apenas na Baviera, a cerveja de trigo foi pioneiramente popularizada pela ERDINGER por toda a Alemanha a partir de 1980.

Pouco depois, em 1982, sentindo o efeito dessa popularização a cervejaria atingia capacidade de produção de 82 mil garrafas por hora. No ano seguinte foi construída uma nova cervejaria, com modernos equipamentos e laboratórios, para atender a crescente demanda e realizar estudos e pesquisas para a fabricação de outras versões de cervejas de trigo. A década de 90 começou atingindo uma marca história com a produção superando 1 milhão de hectolitros, fazendo com que a cervejaria se tornasse, já no final dos anos 90, a maior no segmento de cervejas de trigo. Nesta época, a ERDINGER passou também a ser exportada mundo afora, em uma estratégia para manter e consolidar a conquistada liderança entre as cervejas de trigo.

A marca ERDINGER se tornou tão famosa, popular e querida, que no ano de 1995 foi fundado o primeiro fã clube oficial da cerveja, Bildunterschrift. Em quinze anos, o fã clube conseguiu reunir aproximadamente 79 mil apaixonados pelo seu sabor, espalhados por mais de 65 países.

 

Cervejaria: Erdinger Weissbräu
País de Origem: Alemanha
Grupo da Cerveja: German Wheat & Rye Beer
Estilo da Cerveja: German Weizenbock
Cor: Marrom
Graduação Alcoólica: 7,3%
Temperatura ideal para consumo: 5-7 °C
Copo ideal: Weizen
Harmonização: Ceasar salad, frango assado, lombo defumado, salsicha e linguiça de porco, arroz e feijão, comida mexicana e chinesa, camarão frito, caranguejo, atum, truta, peixe frito, lagosta, torta de limão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *