«

»

Out 25

Franziskaner Hefe-Weissbier Dunkel

Alemanha – Franziskaner Hefe-Weissbier Dunkel: Cerveja de cor marrom e aspecto opaco, com um sabor mais intenso de malte do que a variedade Hell. Devido aos grãos de trigo torrados e adicionados no seu processo de produção, possui um sabor marcante e um pronunciado aroma torrado que agrada aos amantes de cerveja escura de todo o mundo. Traz um aroma marcante, sendo encorpada e refrescante. As cervejas deste estilo contém mais trigo e devem sua coloração mais escura ao malte de cevada torrado que compõe o restante da mistura, que não só escurece a bebida como também lhe confere um acentuado caráter de malte, não encontrado nas tradicionais cervejas de trigo. Podem também conter fermento na garrafa.

 

25.10.13

Um pouco de história:

Na Alemanha do século XVI as cervejas de trigo eram tão populares que a sua produção levou à escassez de alimentos. Conta a história que os mestre-cervejeiros disputavam com os padeiros o suprimento de grãos. Assim, em 1516, o duque Guilherme IV da Baviera precisou promulgar uma lei que tornava ilegal o uso de cereais para a fabricação comercial de cervejas, exceto a cevada que era imprópria para a panificação. A chamada “lei da pureza alemã” impedia o uso de qualquer ingrediente que não fosse água, cevada maltada e lúpulo na fabricação de cervejas. Apenas no início do século XIX esta lei deixou de vigorar e as cervejas de trigo voltaram a ser produzidas em larga escala. A partir daí surgiram diversos estilos de cerveja, como as de fruta, mas permaneceu na cultura alemã o orgulho pela pureza e qualidade, características típicas de suas cervejas.

A Franziskaner Weissbier foi criada no ano de 1363 em um mosteiro alemão, resistiu a toda esta história e hoje é uma das cervejas de trigo mais conhecidas do mundo. Ela tem sabor refrescante e frutado, com destaque para o aroma de banana e especiarias. Sua cor é dourada e opaca e sua espuma é cremosa, densa e bem clara. Nota-se uma boa liberação de gás carbônico, o que traz ainda mais frescor e leveza à cerveja.

Desde 2007, as cervejas da Franziskaner são distribuídas no Brasil pela Ambev, como parte da sua linha de cervejas premium importadas. Com isso está cada vez mais fácil encontrar estas cervejas em supermercados e casas especializadas. Outro ótimo diferencial é o preço. A Franziskaner Weissbier, geralmente, está bem mais em conta que as demais cervejas de trigo alemãs encontradas no varejo.

 

Cervejaria: Spaten-Franziskaner-Bräu
País de Origem: Alemanha
Grupo da Cerveja: German Wheat & Rye Beer
Estilo da Cerveja: German Dunkelweizen
Cor: Marrom
Graduação Alcoólica: 5%
Temperatura ideal para consumo: 8-12 °C
Copo ideal: Weizen
Harmonização: Ceasar salad, frango assado, lombo defumado, salsicha e linguiça de porco, arroz e feijão, comida mexicana e chinesa, camarão frito, caranguejo, atum, truta, peixe frito, lagosta, torta de limão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *